sábado, 29 de setembro de 2012

O vestido certo para cada tipo de corpo

Não dá para negar que a Primavera é a estação mais propícia para deixar a veia romântica comandar. Sendo assim, por que não estender o tema "Amor" para o guarda-roupa também? E existe peça mais romântica que o vestido? Seja ele solto, tomara que caia, comprido, curtíssimo, ousado, clássico, florido ou minimalista; é com certeza a peça mais feminina do vestuário de qualquer mulher.

E como faz parte do "se vestir bem" ter consciência do próprio corpo, saber valorizar os pontos fortes e disfarçar aquelas características indesejadas é a decisão mais sábia. Os diferentes tipos físicos são divididos em cinco formatos: ampulheta, triângulo invertido, triângulo, retângulo e losango. O resto é fácil: é só identificar em qual categoria o seu corpo se encaixa e ver quais modelos são os mais indicados. Confira!

Ampulheta

Com cintura fina e quadris e coxa mais grossas, a grande maioria das roupas parece cair bem nesse tipo de corpo pois ele é o mais harmonioso tanto no tronco quando quadril e pernas. Contudo, não se engane: ainda é possível cometer alguns deslizes.

Aposte em: peças que marquem a cintura, decotes em V para alongar a silhueta, peças ajustadas, que valorizam suas formas; e comprimentos acima dos joelhos.
Fuja de: Cortes retos, cintos grandes na cintura, modelos muito amplos, decotes muito acentuados e estampas na região dos quadris e seios (dão mais volume).
Modelos ideais: alcinha, frente única, trapézio e chemisier.

 Triângulo invertido



Por possuir ombros muito largos, dependendo do corte da peça pode parecer que a região do abdômen possui muito volume.

Aposte em: modelos volumosos na parte de baixo para tirar a atenção da árte superior, tipo evasê; tons escuros na parte de cima do corpo (para afinar) e muitos detalhes na parte de baixo, como babados, drapeados, etc. A intenção o tempo todo é balancear o destaque dos ombros largos chamando a atenção com recursos que chamem a atenção para a parte de baixo.
Fuja de: ombros estruturados (chamar a atenção para os ombros nem pensar!) e decotes canoa, tomara que caia ou frente única, que ampliam os ombros.
Modelos ideais: tubinho, trapézio e chemisier

Pera
Nesse tipo de corpo, os ombros são estreitos e a silhueta alarga "de cima para baixo". Quando as mulheres com esse físico engordam, os quilinhos a mais tendem a se acumular no quadril e nas coxas. Os seios também são menores. Ao contrário do caso do Triângulo Invertido, nesse corpo é mais inteligente usar peças que criem volume na região dos seios e dos ombros.

Aposte em: cores claras, estampas, rendas e detalhes na parte superior do corpo. Decotes amplos ou tomara que caia também ajudam a aumentar os ombros.
Fuja de: modelos transpassados (reduzem mais a cintura), cores claras na parte de baixo do corpo e cintos chamativos, que destacam muito o quadril.
Modelos ideais: império, frente única, tomara que caia e chemisier.

Retângulo


O corpo segue basicamente alinhado dos ombros ao quadril. Nem os seios, a cintura ou o quadril se destacam; são os famosos corpos "sem curvas". Quase como uma "tela branca" para usar decotes e cortes e criar o efeito que quiser, o mais indicado é adotar peças que o aproximem do modelo Ampulheta.

Aposte em: detalhes na região do busto para criar volume, modelos transpassados, que criam a ideia de curvas no corpo; cintos nos quadris e listras horizontais.
Fuja de: vestidos de corte reto e modelagens amplas. Peças no formato de "A".
Modelos ideais: tubinho, trapézio e chemisier.

Losango



A cintura é larga e, por isso, a barriga fica em maior evidência.Por isso, o ideal são peças largas, mais "soltinhas", que não marquem a região do abdômen.

Aposte em: tons escuros, peças que chamem a atenção para a parte de cima do corpo, como decotes, drapeados, etc; listras verticais (alongam) e modelos transpassados, que disfarçam gordurinhas.
Fuja de: estampas exageradas,cintos na cintura ou abaixo do busto,muito tecido no quadril e peças claras ou justas.
Modelos ideais: de alcinhas, tubinho, frente única, tomara que caia e chemisier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário